Na encosta da Serra da Estrela
AS NOSSAS VINHAS

Vinhas tradicionais do Dão com idades entre os 18 e 50 anos certificadas como viticultura biológica. Presentes em duas sub-regiões, Serra da Estrela (Vila Nova de Tazem) e Castendo (Penalva do Castelo), as nossas parcelas têm solos, altitudes, exposições e microclimas diferentes. Predominam solos de granito em altitudes até 620 metros.
Na busca de vinhas já existentes, numa região de pequenos produtores, reuniu-se 28 ha de vinhas com idades entre 18 e 50 anos, em 9 diferentes parcelas com castas, tradicionais do Dão. E desta área, 60% de castas tintas e 40% ha de castas brancas. Estas parcelas estão em 3 zonas do Dão e são distintas entre si, pois além de serem limites Sul, Norte e Nordeste da DOP DÃO, são parcelas com solos, altitudes, exposições e microclimas diferentes.
Vila Nova de Tazem — Serra da Estrela
Em Vila Nova de Tazem, nossas vinhas estão instaladas em solos pobres graníticos em altitudes entre 480 e 550m, com noites mais frescas às margens da Serra da Estrela, e originam vinhos brancos e tintos mais leves e delicados.
Destaque para as expressões das castas Jaen, Alfrocheiro e Encruzado. Inicia-se a vindima pelas uvas brancas entre 5 e 15 de setembro, e as tintas ao redor da terceira semana do mês.

Encoberta e Matela — Penalva do Castelo

Na Encoberta, uma vinha plantada em 1992 nas cotas de 460m-500m em solos mais férteis, argilo-graníticos, acarretam ciclos vegetativos mais curtos para as quatro castas tintas tradicionais do Dão: Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro e Tinta Roriz. Origina vinhos de maior exuberância aromática, frutas vermelhas e negras bastante presentes, e uma boa acidez, em particular da Touriga Nacional e Alfrocheiro.
Em Matela, zona extrema de Penalva do Castelo, a vinha instalada entre 560m e 620m em 2002 em solos pobres, de granito e quartzo, tem destaque pela casta Jaen, sendo esta parcela a última a ser vindimada na 1ª semana de outubro. Pela aptidão deste solo e clima para uvas brancas, iniciou-se a plantação de 6ha de vinhas de Encruzado, Cerceal Branco, Bical e Gouveia.
Compromisso de Sustentabilidade
A Essência do nosso Projeto
Os nossos princípios fundamentais estão baseados no respeito à natureza local com sua biodiversidade (solo, flora e fauna, pessoas e comunidade); à preservação de recursos (naturais e culturais) e ao desenvolvimento regional.

PRÁTICAS
Que refletem os nossos valores
Todas as atividades do negócio passam por rigorosa avaliação de impactos socioambientais, pela eliminação do uso de recursos, pela substituição de materiais, pela adoção de resíduos como recursos, pela valorização de resíduos e pela partilha de infraestruturas e recursos com outros produtores.
Vinhas
Em Modo de Produção Biológico.
Adega própria
Pela renovação de uma fábrica têxtil centenária.
Energia
Limpa e renovável gerada na adega.
Gestão de resíduos
ETAR própria para tratamento e reutilização de efluentes; Compostagem de resíduos orgânicos; Segregação para tratamento total dos resíduos; Reutilização de materiais (plásticos, madeiras); Venda de subprodutos pós-fermentação.

Embalagens
Eliminação de recursos e redução da pegada carbónica pelo uso de garrafas mais leves e caixas em cartão reciclável com menor emprego de pigmentos, sem adoção de caixas de madeira.

Pessoal
Diversidade de género, formação e idades para promover o intercâmbio de experiências entre pessoas e gerações.
Comunidade
Incentivos a produtores e fornecedores locais, tanto na dinâmica económica, logística, quanto para o reforço do tecido empresarial local e regional.
Economia Circular
Dos resíduos doados por produtores locais, a Textura Wines oferece serviços de logística e mão de obra para transformação em composto, partilhado com outros viticultores. A Textura Wines oferece parte de espaço, mão de obra e estruturas para outros dois produtores.
Objetivos
Desenvolvimento Sustentável
A Textura Wines está totalmente comprometida com o Desenvolvimento Sustentável de longo prazo tendo a busca pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas suas atividades correntes, sendo diretamente relacionadas aos ODSs 8, 11 e 12 com a respetivas metas:




