←
Vinhos da Textura Wines pela perspetiva de Julia Harding
23 de abril de 2025
Julia Harding, Master of Wine (MW) e editora sénior do conceituado site JancisRobinson.com, é reconhecida pelas suas meticulosas e perspicazes análises de vinhos. Recentemente, vários vinhos ganharam destaque, elogiados pela sua pureza, complexidade e carácter distinto.
1. Pura Branco 2022 – JR 17,5
“Ainda menos frutado que o Textura da Estrela 2022, mais pedregoso/calcário e salgado, com uma ligeira nota de sílex. Mas ainda há lima e folha de lima com um toque de pureza de toranja. Encorpado na boca, mais evidência de carvalho do que no Textura da Estrela, mas não é absolutamente um vinho com notas de carvalho. Puro como o próprio nome, fresco, penetrante, e um final longo, salgado e de fazer crescer água na boca. O carvalho e a ligeira nota de redução emolduram a fruta encantadora.
2. Pura Tinto 2021 – JR 17,5
“Granada médio com borda suave. Delicado, aberto e perfumado com frutos vermelhos silvestres, ervas e uma impressão de matagal selvagem (o equivalente português da garrigue do sul da França). Azedo como o arando, mas sedutor como o morango silvestre. Taninos finamente modulados são mastigáveis, mas suaves, até mesmo acariciantes, mais calcários à medida que se desenvolvem na boca, mas ainda assim fornecem estrutura suficiente para a fruta silvestre e picante. Musculoso, longo e delicioso. Pura de nome e pura por natureza.”
3. Vinha Negrosa Tinto 2020 – JR 17
“Vermelho profundo. Perfumado e picante, os frutos escuros exalam frescura mesmo antes de serem saboreados. Alta acidez, textura finamente seca, resultando num conjunto refinado, seco e de fazer crescer água na boca, com taninos quase calcários na sua textura seca, que se acumulam na boca a cada gole. Embora os taninos sejam muito finos, este vinho apresenta atualmente uma textura jovem que, na minha opinião, beneficiaria de mais um ano na garrafa, e envelhecerá por muito mais tempo. Neste momento, o sabor é pouco austero – uma espécie de qualidade ousada, vigorosa e magra – mas penso que evoluirá para a elegância.”
4. Textura da Estrela Branco 2022 – JR 17
“Imediatamente mais intenso que o Pretexto 2023 e menos frutado, mais pedregoso. Mas ainda há uma frescura penetrante de citrinos e lima-de-cedro. Uma impressão muito leve de cedro e um toque de especiarias apimentadas. Intenso, mas difícil de analisar. No paladar, redondo, mas com ligeira fricção na textura, enche a boca, mas desce para um final fresco e preciso, com um final de boca muito ligeiro a tostado, embora seja o oposto de um vinho com notas de carvalho. Mesmo com os sabores cítricos brilhantes, há também algo mais saboroso/salgado.
5. Textura da Estrela Tinta Pinheira Tinto 2022 – JR 16,5
“Granada médio com uma borda suave. Perfumado de forma bela e subtil, com frutos vermelhos vibrantes e um toque de baunilha (mas não o tipo de baunilha intensa e dominante que se obtém em alguns barris de carvalho). Mas há também uma nota mais poeirenta/mineral que é ainda mais evidente nos taninos secos, finos e calcários. Frescura incrível, textura calcária seca. Magro, mas perfumado e surpreendentemente longo. Uma versão refinada desta variedade frequentemente rústica. Os taninos foram extremamente bem manipulados para conferir uma textura seca e calcária, mas sem adstringência.
6. Pretexto Branco 2023 – JR 16,5
“Toranja, limão, ervas frescas, muito puro e uma impressão cremosa marcante do envelhecimento das borras. Seco, ligeiramente mastigável, capta a atenção e oferece uma frescura intensa com um final azedo e fresco – mesmo que a acidez não seja especialmente elevada.”
