DESCUBRA OS NOSSOS VINHOS
Vinhos com Caracter
Todos os nossos vinhos refletem um blend de castas tradicionais do Dão e uma expressão única de diferentes terroirs. Uma enologia de pouca intervenção, liderada pelo enólogo Luís Seabra, que reflete o solo e o local de cada uma de nossas vinhas e que procura vinhos com caráter, elegantes e distintos..
Pretexto 2022 – Branco
Pretexto Branco é um blend de uvas tradicionais do Dão de vinhas de altitude e solos graníticos. As uvas que compõem este lote são Encruzado e Bical, na sua maioria, e Gouveio, Malvasia Fina e Cerceal Branco. Fermenta naturalmente e estagia nos mesmos depósitos, de cimento e inox, o que o torna muito agradável, com a cremosidade e complexidade que já lhe permite acompanhar alguma gastronomia. É um blend que fala pelas vinhas e solos que o originam.
Pretexto 2022 – Rosé
Pretexto Rosé é um monocasta de Jaen, de vinhas de Vila Nova de Tazém, sub-região Serra da Estrela. Cor casca de cebola com aroma discreto de fruta de redução, típico da casta Jaen. Sensação fresca no aroma que acompanha a boca com boa acidez, equilíbrio e alguma complexidade, o que tornam este rosé algo gastronómico.
Pretexto 2021 – Palhete
Co-fermentação de uvas brancas e tintas tradicionais do Dão. O lote é composto por 70% de Jaen e Alfrocheiro e 30% de Encruzado e Bical de vinhas de altitude e solos graníticos. Aromas delicados associados a um caracter mais especiado, com fruta discreta e algum verde associado ao uso de engaço. É um blend descontraído que combina as melhores castas tintas e brancas da região.
Pretexto 2020 – Tinto
Pretexto é um vinho tinto do Dão produzido com uvas próprias de diferentes vinhas com cerca de 500 metros de altitude. Fermentado em inox com 30% cacho inteiro, estagia em balseiros de carvalho francês e barricas usadas. É a fruta que sobressai e domina este vinho aliada a um carácter fresco e vegetal, boa acidez e final longo com taninos suaves. É um vinho elegante com a frescura típica do Dão.
Textura da Estrela 2021 – Branco
As vinhas de Encruzado, Bical e Cercial-Branco que originam este vinho têm 25 a 60 anos e crescem em solos de granito. Fermentação com leveduras indígenas em tonel de 2500L e em tanque de cimento. Envelhecimento “sur lie” sem batonnage. Tem um perfil cítrico e aromas delicados de casca de laranja, folha de chá e com ligeira redução tostada. Na boca, tem acidez e mineralidade marcantes. Tem enorme potencial de envelhecimento.
Textura da Estrela 2021 – Rosé
Uvas de parcela única de 100% Tinta Roriz apanhadas à mão no início de setembro. O mosto rosé é apenas o de lágrima e fermenta com leveduras indígenas em barricas usadas de 225 L de carvalho francês. Textura da Estrela Rosé 2021 apresenta aromas delicados de fruta vermelha fresca com toques vegetais e na boca tem acidez e mineralidade marcantes. Tem uma textura cremosa e persistente, pois pede comida. Bastante gastronómico.
Textura da Estrela 2020 – Tinto
As vinhas que compõem este vinho têm cerca de 25 a 60 anos. Crescem em solos graníticos e com uma produção que nunca ultrapassa 4,5 toneladas por hectare. Vila Nova de Tazem (sub-região da Serra da Estrela) é um terroir de onde vêm os rótulos “Textura da Estrela”. Este é um vinho tinto de baixa intervenção em que fazemos curtas remontagens nos primeiros dias de fermentação e depois apenas gestão manual da manta. Resulta num Dão muito típico que reflecte o seu genuíno terroir e “sense of place”.
Textura da Estrela Jaen 2020 – Tinto
Parcela única em Vila Nova de Tazem com vinhas de 28 anos em solos graníticos. Fermenta com leveduras indígenas apenas em cubas de cimento e com 35% de cacho inteiro seguido de 30 dias de cuvaison. Após envelhecer o primeiro inverno em cimento, estagia 6 meses em cuba de carvalho francês. Brilhante, de cor vermelha aberta, com caráter mineral a pó de pedra, próprio de tanques de cimento. Ligeira pimenta e fruta delicada. Acidez longa e precisa, este Jaen é seco, harmonioso e distinto.
Textura da Estrela Tinta Pinheira 2021 – Tinto
Tinta Pinheira ou Rufete é uma casta pouco plantada em Portugal mas que se encontra em algumas vinhas do Dão. Tem cachos médios mas com muito sumo e a maturação é tardia. O Textura da Estrela Tinta Pinheira é um vinho de cor aberta, com muita fruta vermelha e de cor aberta, boa acidez mas muito delicado.
Encoberta 2019 – Tinto
É um tinto muito característico do Dão, de Penalva do Castelo (sub-região Castendo) composto pelas castas portuguesas mais típicas desta zona. Uma composição de solo, com granito e argila, distinta das nossas outras vinhas de Vila Nova de Tazem com granito, torna este vinho um pouco mais frutado, denso e com textura, sem perder a frescura e a mineralidade. Um Dão que reflete as suas origens.
Textura Pura 2021 – Branco
Produzido a partir de vinhas velhas do Dão, este vinho fermenta em barricas e foudre sem controlo de temperatura. É um vinho branco de baixa intervenção, muito elegante e com uma acidez viva apesar da sua densidade e complexidade. Rico e fresco, salivante com a sua acidez vibrante. Ainda um branco jovem com aptidão a evoluir em garrafa.
Textura Pura 2020 – Tinto
Vinho de parcela única do Dão plantada à moda antiga com mistura de castas brancas e tintas. A uma altitude de 600 metros, esta vinha velha com 55 anos de idade está plantada em solos pobres de granito. As principais castas são Jaen, Baga, Alfrocheiro, Tinto-Cão e Tinta Pinheira. Leveduras indígenas e fermentação em balseiro com cuvaison de 30 dias fazem deste vinho um vinho distinto, com aromas delicados, mineralidade marcantes e taninos muito finos. É elegante, intenso e puro.
Constructo 2018 – Tinto
Constructo é um blend de Touriga Nacional (50%) e Alfrocheiro (50%). A vinha com 35 anos está a 550 metros de altitude em solos de granito, e situa-se em Penalva do Castelo, sub-região Castendo. Fruta vermelha profunda com muita complexidade. Na boca apresenta boa estrutura e acidez, taninos médios com textura. É um vinho com grande potencial de envelhecimento em garrafa.
Vinha Negrosa 2018 – Tinto
A Vinha Negrosa é um blend de Jaen (50%) e Alfrocheiro (50%), as castas que consideramos que melhor demonstram o terroir onde estão as vinhas. Esta vinha, denominada Negrosa, situa-se em Vila Nova de Tazem, sub-região da Serra da Estrela. As principais características são a altitude – 470 a 500 metros, a composição do solo – granito e areia de granito, e a idade das vinhas – cerca de 30 anos. Aromas delicados com carácter frutado e algumas notas balsâmicas e de especiaria. Muito elegante na boca com elevada sensação de frescura e grande complexidade e concentração. Tem enorme potencial para envelhecer em garrafa.
Textura D. Áurea 2021 – Tinto
D. Áurea é uma homenagem à Avó Áurea, a ligação à família com raízes portuguesas. 100% Bastardo da sub-região do Dão – Serra da Estrela – a uma altitude de 600 metros e em solos de granito. As uvas de Bastardo fermentam num lagar com 30% de cacho inteiro e maceram durante 15 dias. Passam a barrica velha e estagiam durante 1 ano. Aromas delicados com carácter frutado e algumas notas balsâmicas e de especiaria. Taninos firmes mas texturados, elevada sensação de frescura e grande complexidade. Tem enorme potencial para envelhecer em garrafa.