DESCUBRA OS NOSSOS VINHOS

Vinhos com Caracter

Todos os nossos vinhos refletem um blend de castas tradicionais do Dão e uma expressão única de diferentes terroirs. Uma enologia de pouca intervenção, liderada pelo enólogo Luís Seabra, que reflete o solo e o local de cada uma de nossas vinhas e que procura vinhos com caráter, elegantes e distintos..

Pretexto 2018 – Tinto

Pretexto é um vinho tinto português produzido com uvas próprias de diferentes vinhas da região do Dão com 480-620 metros de altitude. Fermentado em inox com 30% cacho inteiro, estagia em balseiros de carvalho francês. Carácter vivo de fruta vermelha aliada a boa acidez e um perfil mentolado e balsâmico. É um vinho elegante com a frescura típica do Dão.

COMPRAR
FICHA TÉCNICA

Pretexto 2020 – Branco

Pretexto Branco é um blend de uvas tradicionais do Dão de vinhas de altitude e solos graníticos. As uvas que compõem este lote são Encruzado e Bical, na sua maioria, e Gouveio, Malvasia Fina e Cerceal Branco. Fermenta naturalmente e estagia nos mesmos depósitos, de cimento e inox, o que o torna muito agradável, com a cremosidade e complexidade que já lhe permite acompanhar alguma gastronomia. É um blend que fala pelas vinhas e solos que o originam.

COMPRAR
FICHA TÉCNICA

Textura da Estrela 2019 – Branco

As vinhas de Encruzado, Bical e Cercial-Branco que originam este vinho têm 25 a 60 anos e crescem em solos de granito. Fermentação com leveduras indígenas em tonel de 2500L e em tanque de cimento. Envelhecimento “sur lie” sem batonnage. Tem um perfil cítrico e aromas delicados de casca de laranja, folha de chá e com ligeira redução tostada. Na boca, tem acidez e mineralidade marcantes. Tem enorme potencial de envelhecimento.

COMPRAR
FICHA TÉCNICA

Textura da Estrela 2018 – Rosé

Uvas de parcela única em Vila Nova de Tázem, 100% Tinta Roriz apanhadas à mão a 18 de Setembro. O mosto rosé é apenas o de lágrima e fermenta com leveduras indígenas em barricas de 225 L de carvalho francês. Textura da Estrela Rosé 2018 apresenta aromas delicados a fruta vermelha e brioche e na boca acidez e mineralidade expressivas. Tem uma textura densa, mas elegante, e é extremamente gastronómico.

COMPRAR
FICHA TÉCNICA

Textura da Estrela 2018 – Tinto

As vinhas que compõem este vinho têm cerca de 25 a 60 anos. Crescem em solos graníticos e com uma produção que nunca ultrapassa 4,5 toneladas por hectare. Vila Nova de Tazem (sub-região da Serra da Estrela) é um terroir de onde vêm os rótulos “Textura da Estrela”. Este é um vinho tinto de baixa intervenção em que fazemos curtas remontagens nos primeiros dias de fermentação e depois apenas gestão manual da manta. Resulta num Dão muito típico que reflecte o seu genuíno terroir e “sense of place”.

COMPRAR
FICHA TÉCNICA

Encoberta 2018 – Tinto

É um tinto muito característico do Dão, de Penalva do Castelo (sub-região Castendo) composto pelas castas portuguesas mais típicas desta zona. Uma composição de solo, com granito e argila, distinta das nossas outras vinhas de Vila Nova de Tazem com granito, torna este vinho um pouco mais frutado, denso e com textura, sem perder a frescura e a mineralidade. Um Dão que reflete as suas origens.

COMPRAR
FICHA TÉCNICA

Textura da Estrela Jaen 2019 – Tinto

Parcela única em Vila Nova de Tazem com vinhas de 28 anos em solos graníticos. Fermenta com leveduras indígenas apenas em cubas de cimento e com 35% de cacho inteiro seguido de 30 dias de cuvaison. Após envelhecer o primeiro inverno em cimento, estagia 6 meses em cuba de carvalho francês. Brilhante, de cor vermelha aberta, com caráter mineral a pó de pedra, próprio de tanques de cimento. Ligeira pimenta e fruta delicada. Acidez longa e precisa, este Jaen é seco, harmonioso e distinto.

COMPRAR
FICHA TÉCNICA

Textura Pura 2018 – Branco

Produzido a partir de vinhas velhas do Dão, este vinho fermenta em barricas e foudre sem controlo de temperatura. É um vinho branco de baixa intervenção, muito elegante e com uma acidez viva apesar da sua densidade e complexidade. Rico e fresco, salivante com a sua acidez vibrante. Ainda um branco jovem com aptidão a evoluir em garrafa.

COMPRAR
FICHA TÉCNICA

Textura Pura 2018 – Tinto

Vinho de parcela única do Dão plantada à moda antiga com mistura de castas brancas e tintas. A uma altitude de 600 metros, esta vinha velha com 55 anos de idade está plantada em solos pobres de granito. As principais castas são Jaen, Baga, Alfrocheiro, Tinto-Cão e Tinta Pinheira. Leveduras indígenas e fermentação em balseiro com cuvaison de 30 dias fazem deste vinho um vinho distinto, com aromas delicados, mineralidade marcantes e taninos muito finos. É elegante, intenso e puro.

COMPRAR
FICHA TÉCNICA