O vinho Vinha Negrosa 2019, produzido pela Textura Wines, foi eleito o “Melhor Vinho do Ano“, pela Revista de Vinhos. A cerimónia da prestigiada publicação portuguesa, denominada como “Óscares dos Vinhos“, celebra-se anualmente, e premeia todos os que se destacam nas áreas dos Vinhos e Gastronomia. A edição de 2023, decorreu na Alfândega do Porto, no dia 3 de fevereiro, tendo sido atribuído ao Vinha Negrosa, o galardão que distingue o melhor vinho do ano 2022.

Marcelo Aráujo, o mentor dos “Textura Wines“, subiu ao palco para receber o prémio, agradeceu à sua família pelo suporte, e enalteceu toda a equipa, nomeadamente os responsáveis pela viticultura e os enólogos, Luis Seabra e Mariana Salvador, pelo papel que tiveram na obtenção desta distinção.

Marcelo Araújo discursa na Gala “Os Melhores do Ano” da Revista de Vinhos

O Vinha Negrosa 2019, tem origem na vinha com o mesmo nome, situada em Vila Nova de Tazem, na sub-região da Serra da Estrela, beneficiando da altitude característica do local, entre 470 e 500 metros, bem como dos solos de granito e areias de granito. Desta vinha, com uma idade de 30 anos e rendimento que ronda 5 toneladas por hectare, sai este ‘blend’ de Jaen (50%) e Alfrocheiro (50%), vindimadas no início de setembro.

Vinha Negrosa 2019 – “Vinho do Ano”

O ano ficou marcado por inverno ameno, primavera seca e fresca e verão com noites frescas e dias quentes, resultando em maturações lentas, com bons níveis de acidez e em uvas muito expressivas na acidez – a ficha técnica do vinho indica acidez total de 5,52 g/L e pH de 3,51, para um teor de álcool de 12,6%.

Mariana Salvador, Marcelo Araújo e Patricia Berardi com o diploma de “Melhor Vinho do Ano”

Fermentou em cubas de carvalho com 40% de cacho inteiro, sofrendo cerca de 20 dias de maceração após fermentação. As castas são vinificadas e estagiadas em separado, sendo o lote definido na hora do engarrafamento, resultado em 2.560 unidades. Apresenta boa dimensão aromática, com notas de cereja, algum citrino e flores brancas, a par de aromas de pinhal, resina, tudo muito fresco e apetecível. Na boca é seco, bom volume, acidez e estrutura em equilíbrio, tanino firme e final persistente.

No link abaixo, poderá visualizar o artigo completo da Revista de Vinhos, sobre o prémio de “Melhor Vinho do Ano” obtido pelo Vinha Negrosa 2019

RV399_Melhores do Ano 2022 (clique para visualizar o artigo da Revista de Vinhos)